terça-feira, 25 de novembro de 2008

Civismo... ou a falta dele.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us




Já reparam na crescente falta de civismo existente em Lisboa?
Ok, não é só em Lisboa, mas como não estou em toda a parte vou-me limitar ao que posso observar e sentir na pele.

Já chegou a um ponto em que até os cegos que pedem no Metro insultam as pessoas que os ignoraram durante a travessia entre carruagens. É um espectáculo um bocado triste de se ver (ou ouvir, no caso deles).

Talvez isto não acontecesse se se apercebessem que os seus companheiros de viagem são igualmente cegos. Uma cegueira diferente, claro.

Há os que são cegos pela desconsideração, como o animal que passeia de carro com a música em altos berros, independentemente da altura do dia ou noite.
Seria aceitável numa autoestrada, mas no meio da cidade, ainda para mais parado nos semáforos: não.
Merecia um cortejo de camiões do lixo à porta a meio da noite, no minimo.

Depois temos os cegos pelo egoísmo, como os sacripantas que roubam os sacos que as Juntas de Freguesia colocam nos parques para que os donos dos cães deixem de ter desculpa para apanhar os dejectos dos seus animais.
Mereciam que lhes fizessem o serviço à porta, como agradecimento. Os cães, não os donos, atenção.

Temos ainda os sonsos que fingem não ver grávidas, reformados e entravados quando estes andam em pé nos transportes públicos. Esta cegueira é agravada se estiverem sentados nos lugares reservados para essas mesmas pessoas.
É-vos familiar?
Mereciam um lugar cativo num autocarro sem tecto em pleno inverno siberiano ou um autocarro só para eles, devidamente identificado como Transporte para Deficientes (neste caso deficientes cívicos)e que parasse em todas as estações e apeadeiros, independentemente do facto de haver gente para entrar ou não.

Já reparei também que as pessoas já desistiram sequer de se desviarem umas das outras, fazendo com que os que ainda o fazem (como é o meu caso), por vezes pareçam bailar entre os cepos que se atravessam no caminho.
Deixo à vossa imaginação o castigo adequado a estes zombies.

São apenas alguns exemplos do que se pode presenciar diariamente sem grande esforço.

Pensando bem, os cegos do Metro têm mais é que ter calma. Pelo menos até começarem a levar encontrões de bezerros disfarçados de humanos. Por enquanto ainda se desviam quando vêem a bengala. Por enquanto.

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

a coxa teria muito a dizer sobre este tema!! :p **

HeLeNa disse...

Ora bem!!!

Quanto à falta de civismo no metro, tenho a dizer que, só acontece mesmo em Lx que é onde há metro!!! O do Porto é electrico =D

Em relação aos ESTUPIDOS que conduzem carros de xunning (leia-se xunga + tunning) deviam ser todos multados com quantias acima de 900 €, e por todos os trauseuntes que levam com a musica (HORRIVEL) deles, eu pagaria logo as minhas propinas de uma só vez, a ESE agradecia e o governo tb. Esta solução seria melhor que o cortejo de camioes de lixo, pq esses sao precisos noutras ruas...

Tens a certeza que ha pessoas que roubam esses saquinhos pretos pra por os dejectos do lulus?!?!?! Ou é mais uma iniciativa das Juntas que nunca está funcional?!?!?! Será que o stock d sacos é reposto com frequencia?!?!?!

Quando passeamos por Lx ou outra qualquer cidade e temos d nos desviar para que a rua seja transitavel para todos os inviduos, tenho a certeza que há pessoas que nao fazem nd da vida (como aqueles do xunning) e que só se põem no nosso caminho para nos verem com aquele ar de duvida (vou pra esquerda ou pra direita?!?! A minha esquerda ou a da pessoa que vem na minha direcçao?!?! E a direita é a minha ou daquele que quase choca contra mim?!?!? Acho melhor continuar sempre em linha recta, o otr que se desvie...)

Anónimo disse...

Teria muito a dizer sobre o teu maravilhoso post Fred...no entanto vou só focar-me na tua "reflexão" sobre os lugars no metro e nos autocarros que estão destinados a pessoas de idade, a grávidas e a deficientes, mas que no entanto todos os rabos os ocupam. Até aí tudo bem, desde que os levantassem quando aparece uma senhora de cabelo branco que mal consegue andar, ou uma senhora com a sua grandiosa barriga de 5 meses de gravidês que mal se tem nas pernas, ou ainda melhor alguém de muletas que se encosta onde pode para se tentar equilibrar, mas sem sucesso...Enfim é o civismo que temos!!!
Antes de terminar quero ainda deixar um recado às senhoras de cabelo branco que, com todo o direito, exigem os seus devidos lugares nos transportes públicos, quando alguém se levanta para as senhoras se puderem sentar não se esqueçam de agradecer, só lhes fica bem!
Escrevo isto com a esperança que alguma senhora de cabelo branco venha visitar o teu blog Fred...lol...

Anónimo disse...

esqueceste-te das pessoas que teimam em ouvir e fazer os outros ouvirem a sua maravilhosa (ou não) música com as porcarias dos telemóveis todos "xpto"...

existem uns aparelhozinhos pequeninos que se põem nos ouvidos e que permitem desfrutar do som que se gosta, sem ter de incomodar as outras pessoas...

E se a falta de civismo ficasse por aí...

bjuzzzzzzzzz